fbpx

5 atividades físicas para fazer na praia

atividades fisicas para fazer na praia

Todo mundo sabe que praticar atividades físicas faz muto bem para a saúde e deixa o corpo pronto para o verão. O problema é que, quando esse período chega, nós viajamos e não mantemos o ritmo de exercícios físicos.

E é também nesse período que mais nos descuidamos: comemos frituras, queijos, álcool, pratos regados a dendê, por exemplo, e tudo isso faz muito mal para a nossa saúde.

Uma forma de continuar se divertindo e poder aproveitar tudo o que o local tem para nos oferecer sem perder o hábito dos exercícios é praticar atividade física na praia.

Está sem ideias do que pode fazer lá? Então nós vamos listar algumas abaixo para que você possa planejar as suas férias com mais saúde!

Exercícios para praticar na praia

  1. Caminhada ou corrida

    Quem já pratica esse tipo de esporte não precisa parar só porque não está na sua cidade. Aliás, correr ou caminhar na areia da praia é muito melhor, pois exige mais esforço e coordenação motora. Como a areia é mais densa que o ar, os pés encontram uma certa dificuldade para se movimentar nesse meio. Isso acaba refletindo em um maior fortalecimento das pernas e maior queima de calorias.

  2. Treinamento funcional

    Outra ótima opção para fazer à beira do mar. Você contratar um profissional da cidade e ir treinar na praia. Aliás, como o meio é mais macio, existe uma infinidade de exercícios que podem ser feitos nesse local. Além disso, mais uma vez, a areia se destaca por ser um meio que oferece maior resistência e, por isso, é ótimo para realizar treinos dos mais diversos, especialmente o funcional.

  3. Esportes em grupo

    Que tal reunir todos os amigos e conhecidos e até mesmo os desconhecidos para uma partida de vôlei ou futebol? É o mesmo que se exercitar brincando e você ainda tem a oportunidade de conhecer pessoas novas, queimar calorias, manter o corpo em forma e se divertir.

  4. Trilhas

    Muitos dos nossos litorais possuem trilhas no meio das matas e próximas à praia que podem ser feitas com a ajuda de um guia. Esse profissional costuma cobrar uma pequena taxa e leva várias pessoas para conhecer riquezas escondidas nos mais diversos locais.

  5. Natação

    Algumas praias do nosso litoral não possuem ondas. Por causa disso, torna-se um ótimo local para praticar a natação. Além de ser um esporte que melhora o condicionamento cardiorrespiratório, também trabalha todos os músculos ao mesmo tempo. É uma ótima opção para um verão no nosso país tropical.

Cuidados necessários

Algumas coisas não podem ser esquecidas quando o assunto é a prática de exercícios na praia. Por exemplo, o uso do protetor solar deve ser constante já que você estará exposto quase todo o tempo.

Outro item importante é se manter hidratado. Lembre-se que a água do mar possui bastante sal e retira água do nosso corpo. Além disso, o calor e a prática esportiva nos faz transpirar mais e assim perdemos mais líquidos.

Há diversas opções de lazer que você pode ter quando vai à praia e sai de férias. Não é necessário deixar de lado a atividade física para se divertir, as duas coisas podem andar juntas.

Você em outras dicas de atividades físicas para fazer na praia? Então comente abaixo e deixe as suas ideias!